O tipo de pé e de pisada determinam o melhor tênis para correr. Mas qual é o seu tipo?? Basicamente existem três formatos de pé: plano, normal e côncavo. As correspondentes formas de pisada são: pronador, normal e supinador. Estes são os dois fatores principais que se deve levar em consideração na hora de escolher o tênis, dando atenção ao formato do solado, ao amortecimento, estabilidade e flexibilidade.

Para saber qual seu tipo de pé, faça o Teste do Pé Molhado!

Após o teste, compare com os 3 desenhos abaixo, para saber com que tipo de pé o seu mais se aproxima.

tipos-pisadas

Os solados devem ser divididos em 4 tipos:
Plano: de pouca ou nenhuma curvatura, visa garantir estabilidade. Ideal para pronador acentuado.
Semiplano: a curvatura é leve por todo o solado, permitindo pequeno grau de flexibilidade, mas maximizando a estabilidade. Ideal para pronador moderado.
Semicurvo: a curvatura é mais acentuada na parte da frente, garantindo flexibilidade e estabilidade. Ideal para quem pisa normal e supinadores.
Curvo: típico de modelos para competição, com curvatura bem definida por todo o solado. Ideal para supinadores.

Após essa análise, você terá informações suficientes para escolher o tênis de corrida ideal para você, considerando as seis qualidades básicas:
1. Conforto
2. Amortecimento
3. Flexibilidade
4. Estabilidade
5. Baixo peso
6. Solado resistente

Desta forma o calçado cumpre seu papel de proteger as articulações e minimizar a ocorrência de lesões de stress, que são as mais comuns entre os corredores.