Sedentarismo pode causar vários problemas para a sua saúde. Cerca de 30% da população brasileira é inativa fisicamente, ou seja, indivíduos que não praticam qualquer atividade física no tempo livre, não realizam grandes esforços no trabalho, não se deslocam pra o serviço a pé ou de bicicleta e nem fazem a limpeza pesada em suas casas.

Esse número de indivíduos inativos foi colhido pelo Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco (Vigitel), através de 54 mil entrevistas em todas as capitais brasileiras em 2007, numa pesquisa encomendada pelo Ministério da Saúde.

Segundo o pesquisador Carlos Monteiro, da Escola de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), a identificação de 30% de adultos nessa situação é um dado muito assustador.

A capital do Rio Grande do Norte – Natal, apresentou maior índice de inatividade física (35,1%) e o menor índice foi registrado em Boa Vista/RR.

Foi constatado que a inatividade física é mais freqüente no sexo masculino do que no feminino.

Homens, vamos suar mais a camisa. E mulheres, parabéns! Vocês estão indo pelo caminho certo.

Vejam os dados:

  • Entre os homens, o maior nível de sedentarismo foi observado em João Pessoa/PB (47,3%), Natal/RN (46,8%) e Macéio/AL (43,9%).
  • O menor nível de sedentarismo foi encontrado em Boa Vista/RR (28,6%), Porto Velho/RO (31,7%) e Palmas/TO (33,3%).
  • Já com as mulheres, as maiores freqüências de sedentarismo foram encontradas em Aracaju/SE (26,5%), Natal/RN (25,4%) e João Pessoa/PB(25%).
  • Mulheres nordestinas, pratiquem mais atividade física para um melhor estado de saúde!
  • As menores taxas de sedentarismo entre as mulheres são em Boa Vista/RR (14,6%), Manaus/AM (14,8%) e Porto Velho/RO (16,6%).
  • No Distrito Federal (21,5%) é o lugar onde mais se pratica exercícios físicos e São Paulo/SP (10,5%) é onde menos se pratica atividade física.

No geral, a freqüência de adultos praticantes de atividade física como lazer foi considerada modesta em todas as capitais. Também foi verificado que mais homens do que mulheres praticam atividade física no lazer.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresenta dados de que cerca de 70% dos brasileiros praticam pouca ou quase nenhuma atividade física regular.

Outras pesquisas comprovam que os hábitos sedentários são responsáveis por 54% do risco de morte por infarto e 37% por câncer.

Pessoal, vamos reverter essas estatísticas! Vamos praticar mais atividade física e ter mais saúde e qualidade de vida. Exercícios físicos devem fazer parte de nossa rotina do dia-a-dia, assim como alimentar-se, tomar banho e ir ao trabalho!